Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

12 de ago. de 2015

Especificações de Peças em Zamac (Acessórios e Aviamentos para moda)

Daiana Costa



No mercado cada vez mais competitivo, a indústria têxtil, principalmente as confecções voltadas para o Jenswear utilizam de diversos adornos, acessórios e aviamentos que enriquecem as peças fazendo delas um grande diferencial para conquistar o seu público.

Entre esses adornos, acessórios e aviamentos quero falar em especial dos aviamentos em metal, que são produzidos na sua grande maioria com uma liga chamada Zamac. Para os leigos no assunto, saber determinadas especificações técnicas se torna uma tarefa um pouco complexa, e que exige atenção aos detalhes, que só quem trabalha neste segmento e tem experiência adquirida no dia a dia, podem ajudar a identificar.

O Zamac em geral é a matéria prima usada na fabricação dos acessórios de moda em metal. Ele é uma liga de Zinco composto por quatro componentes que são alumínio, o cobre, o magnésio e o zinco em média mais de 99%  de concentração. O nome Zamac é derivado das iniciais dos seus componentes químicos Zinco, Alumínio, Magnésio e o Cobre.

Para a produção dos avimentos em metal, o Zamac é injetado em máquinas injetoras que podem ser centrífugas para injeção com matriz em borracha ou máquinas injetoras com matriz de aço. Lembrando que quem faz esse processo de Fabricação são os fornecedores, na sua maioria são as grandes metalúrgicas com suas devidas licenças ambientais.

Injeção em borracha.

Injeção em aço.



É um processo bem grande, pois existem diversas etapas de produção. Mas para não se estender muito, depois da peça injetada, passada por diversos processos, ela ainda precisa da etapa de banho até chegar aos acabamentos e inspeção de qualidade.


Vamos conhecer alguns tipos de aviamentos e acessórios de Moda que podem ser produzidos em Zamac:

Botões

Fivelas

Rebites

Placas p/ jeans

Placas p/ costura

Bridões,

Mosquetões

Cintos

Colares

Enfeites

Ponteiras

Passantes

Na verdade existem muitas opções em aviamentos de metal que são utilizados na produção das roupas.

É por isso que o designer responsável pelo projeto desses aviamentos, deve conhecer determinadas especificações  e evitar problemas futuros que poderão influenciar no produto final e consequentemente gerar prejuízos ao fornecedor e ao cliente.

Agora explorando mais sobre as especificações das peças produzidas, antes da fabricação, alguns detalhes importantes são observados como a espessura, qual a designação daquela peça, onde ela será aplicada,  o tecido que será usado, etc. 

A espessura da peça por exemplo, dependendo do local de aplicação e a forma de aplicação não pode ser muito fina, em média as peças possuem uma espessura de 2mm, que pode variar conforme necessário para mais ou para menos.

As Formas de Aplicação


A forma de aplicação deverá também ser definida de modo mais conveniente conforme o cliente (empresa têxtil) informar como padrão. Algumas aplicações mais conhecidas são:

Com costura, a peça é projetada com furos que possibilitem a aplicação com costura a mão ou a máquina. O tamanho desses furos variam de 1,5mm a 2mm porém poderão ser maiores conforme solicitado. 

Com pinos de rebite e fêmea, a peça é projetada para aplicação onde é exigido pressão em prensas pneumáticas e necessita de um gabarito para aplicação que poderá ser aço ou tecnil.

Com pinos de rebite, componente e fêmea, a peça é projetada com os pinos de rebite, exigem um componente que fará o reforço e a fêmea para prender para aplicação com pressão em prensas pneumáticas e necessita de um gabarito para aplicação que poderá ser aço ou tecnil.

Com pinos de remanche e componente de reforço, neste caso os pinos são projetados na peça e ela acompanha um componente de reforço para fixação e esta aplicação será com uma espécie de furadeira de bancada ou máquina na qual irá remanchar "corroer" o pino até ele fundir ao componente e fixar.

Com pinos auto-perfurantes e arruelas, como o próprio nome indica, este tipo de pino ele perfura o tecido no momento da aplicação com máquina de pressão e fixa na arruela.


Os Detalhes Mínimos

Algumas coisas importantes precisam e devem ser observadas em determinados tipos de peças, entre elas podemos destacar que os Puxadores de zíper, que se forem para encaixar num determinado cursor, precisam que a abertura e espessura da base de encaixe sejam na medida correta.


A altura dos pinos das placas são outro fator importante e decisivo que irá influenciar na aplicação da peça, por isso tenha em mente que é fundamental saber a altura padrão dos pinos e em qual tecido ela será aplica.

pinos remanche

pinos rebite


Os passantes para roupas e cintos precisam ser definidos  com a altura e a largura da sua abertura, pois assim o tecido ou o couro passará sem problemas pelas peças.


As fivelas assim como os passantes necessitam ser especificadas também as suas devidas aberturas para a passagem do tecido ou o couro, bem como a espessura desses materiais.



As ponteiras para cintos da mesma forma necessitam passar pelos passantes 
e as medidas devem ser exatas.




Existem outros detalhes que estarei abordando posteriormente, mas a princípio estes são os principais detalhes que devem ser verificados de imediato.

Visite o site da Artstylo, www.artstylomodametais.com.br que é fornecedor de metais, e veja algumas peças para moda que são verdadeiras jóias para roupas e lindos acessórios. 

Daiana Costa / Author & Editor

Formada em Marketing pela UNESC-SC, Coordenadora de Desenvolvimento de Acessórios de Moda, Consultora de Moda e Marketing Digital.

0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele passará pela moderação e assim que verificado será liberado!

Coprights @ 2016, Daiana Costa Designer Designed By Daiana Costa | Daiana Costa