Now you can Subscribe using RSS

Submit your Email

17 de out. de 2012

Glossário

Daiana Costa

Um pouco de Informação!

Dedico este post a todas as pessoas que gostam de moda e para aquelas que estão pensando em fazer um curso na área. O glossário de moda, nada mais é que um pequeno dicionário no qual constam termos de moda, tipos de tecidos e aviamentos. Eu elaborei esse Glossário no curso de Consultoria em Moda que eu fiz pelo Senac, aliás aconselho a todas as pessoas que façam o curso, porque é muito gratificante. Posteriormente, estarei editando este post com as imagens para auxiliar vocês a conhecerem um pouco de cada item. Segue abaixo algumas definições:



1- Abotoaduras:
Peças removíveis, próprias para fechar punhos. Possuem uma haste de metal com trava e uma extremidade de formas variadas com enfeites que podem ser pedras preciosas, brasões, desenhos abstratos ou esmaltação.

2- Adamascado: Esse tecido possui desenhos brilhantes e opacos em sua constituição e aparece sempre em coleções com inspiração no Oriente. Pode ser de seda, raiom, linho ou algodão. É muito usado nas roupas femininas.

3- Alfaiataria:
atividade na qual o alfaiate confecciona cada peça exclusivamente de acordo com as preferências de cada cliente, para satisfazer as exigências de clientes que fazem questão de peças sob medida.

4- Anágua: Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele. Pode ser feita de linho, algodão ou musselina. A princípio, ia até a altura dos quadris e os homens a colocavam por baixo da camisa.

5- Animal Print: Estampa de animais, como couro de cobra píton, leopardo, zebra e onça. A estampa Animal print é usado também para bolsas e calçados e até jóia.

6- Anarruga: tecido com efeito encrespado obtido por meio de processo químico.

7- Ankle boots: Modelo de botas que pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.

8- Baguete: Bolsa lançada pela marca italiana Fendi em 1997, que é retangular e fechada por uma grande fivela. O modelo recebeu esse nome porque é levado do mesmo jeito que os franceses carregam o tipo de pão baguete debaixo do braço.

9- Balonê: Saia, vestido ou short franzido na cintura, formando um balão e se fechando em direção à barra.

10- Bandage dress: Vestido Bandagem Criado pelo estilista francês Hervé Léger em 1989, o modelo se caracteriza pela junção de várias faixas elásticas que marcam as formas do corpo. É feito com tecidos como viscose e poliamida, ambos com elastano na composição.

Essas são as dez primeiras definições que apresento a vocês, este glossário tem um total de setenta definições, então estarei dividindo os posts. ok! Espero que gostem!


11- Berloque:  é um pingente, uma jóia. Encontra-se pendurado junto a uma corrente.



12- Black Tie: Traje super formal e sofisticado, também conhecido como tenue de soirée ou traje a rigor. Próprio para noites de gala, bailes, grandes premiações. Para homens: smoking. Para mulheres: vestidos longos.
  

13- Blazer: Paletó com modelagem reta ou acinturada e comprimento que varia da altura do ossinho dos quadris até o alto das coxas. O blazer preto é um curinga em qualquer guarda-roupa. 


14- Bolsa Carteira: Pequena bolsinha de mão, ideal para festas e eventos noturnos. Perfeita para levar só para o essencial.
  
15- Boho:  é o resultado de uma mistura dos estilos hippie, étnico, folk e vintage. Suas peças principais são: vestidos e saias longas, modelagens mais largas e confortáveis, bolsas e bota cowboy.


16- Bolso Faca: É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés. 

17- Bouclé ou Buclê: tecido com superfície crespa, com efeito de laçadas e nós produzidos com fio retorcido. O nome se origina da palavra francesa Boucler, que significa “encaracolar”. 

18- Brocado: tecido rico de seda com desenhos em relevo realçados por fios de ouro ou prata, o nome é dado também a qualquer tecido que, por seu aspecto se assemelhe ao brocado.
  
19- Calça Capri: Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos, muito usada nos anos 1950. Ela recebeu esse nome em homenagem à Ilha de Capri, balneário italiano elegante onde as mulheres passaram a usar esse estilo de calça.




20- Calça Flare:  Flare, em inglês, significa “espalhar”. A calça flare “se espalha”, alarga, do meio até no final da perna.

Daiana Costa / Author & Editor

Formada em Marketing pela UNESC-SC, Coordenadora de Desenvolvimento de Acessórios de Moda, Consultora de Moda e Marketing Digital.

0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele passará pela moderação e assim que verificado será liberado!

Coprights @ 2016, Daiana Costa Designer Designed By Daiana Costa | Daiana Costa